O trabalho começa a ficar com o aspecto pictórico pretendido. Devido à constante acumulação de camadas "cortadas" com as linhas da fita cola, a pintura já me parece conter alguns dos aspectos visuais que caracterizam as "imagens de erro" que normalmente corrompem um ficheiro de video traduzindo múltiplos momentos simultâneamente. É claro que neste trabalho, o objectivo não se prende à apresentação múltipla de um movimento de uma figura, mas mais ao multiplicar da noção de corpo que se apresenta e se enquadra como imagem do sexo. Esta noção difere da normal associação que se prende à representação pictórica, insurgindo-se como imagem de imagens num regime escópico específico e que acumula e reverbera o seu carácter icónico e plástico.
Naturalmente, a ultima figura colocada, adquiriu um protagonismo que me parece excessivo, mas com as fragmentações seguintes suponho conseguir alterar esse aspecto. Há também o intuito de representar mais membros (principalmente pernas), dos quais raramente encontro imagens que contenham pés, pois estes nunca são o foco das atenções quando se pretende imagens fotográficas com estas características. A dificuldade está em conseguir uma pintura que apresente a noção de uma(várias) figuras verticais ou o mais possível, num enquadramento fechado, semelhante a uma porta. Esse sentido, juntamente com a percepção de uma proporção das figuras muito próxima do real, pretende criar uma maior relação entre a imagem pornográfica em que figura o corpo e o corpo da pessoa que o observa, reformulando a noção da janela, do ecrã do computador, da televisão e em tempos mais remotos da tela do cinema.
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AuthorManuel Mendes develops paintings and drawings that reflect about the world of images, their apearence in the visual scenery and their consequent downfall. Is work also focus on visual representations and their implication on art scenery. Archives
June 2013
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