Decidi abandonar este trabalho. A estratégia utilizada não estava a produzir o efeito plástico que pretendia. No caso do primeiro quadro, o facto das sobreposições serem quebradas, permite uma homogeneidade e um aspecto plástico diferente. Aqui, a sobreposição não parece funcionar. Por ser um trabalho de grande dimensão, em que a figura não tem uma escala natural, o sentido plástico pretendido perde-se. Ao contrário do trabalho anterior, esta pintura pretendia construir um conjunto de cenas retiradas de um video pornográfico amador que tinha como título "Greek Porn". Por ser filmado com uma câmara de baixa resolução e num ambiente escuro, a imagem tem muito má qualidade e perde-se na amalgama de movimentos, planos demasiado próximos e pelo facto de serem os intervenientes quem está ao encargo das filmagens, trocando de vez em quando de um para o outro. Esta constante mudança de planos, em que o interesse visual do que se pretende "ver", muda, sempre que passa para o outro interveniente a tarefa de registo interessava-me. A tentativa em produzir uma imagem que englobasse esses múltiplos olhares e objectivos visuais e os demonstrasse através da acção plástica da pintura (mancha, cor, transparência), conceptualizava o problema do conflito visual que as imagens do sexo produzem com o observador. Ao aumentar a escala para uma proporção muito maior do que aquela que a imagem é originalmente projectada, ou seja, no computador, e a multi-dimensionalidade e a imposição de vários momentos temporais da imagem num mesmo plano propunham criar uma dessincronização escópica. Infelizmente não se estava a concretizar no seu conjunto e portanto não vai ser concluído.
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AuthorManuel Mendes develops paintings and drawings that reflect about the world of images, their apearence in the visual scenery and their consequent downfall. Is work also focus on visual representations and their implication on art scenery. Archives
June 2013
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