A ideia da criação de uma caixa, ou pequeno compartimento que alterasse a relação da imagem com o espaço expositivo foi concretizada. Em vez de simplesmente apresentar os dois quadros presos à parede elevados do chão, foi criada uma abordagem diferente, que pretendeu como é descrito na proposta de tese apresentada, de alterar o "regime escópico". Esta concepção surgiu em primeiro lugar pela divisão que existe entre diferentes tipos de imagens e de como elas são encaradas e vistas, em segundo, o facto de estes espaços poderem fazer alusão às máquinas de produção de imagens, como a câmara obscura, ou a câmara fotográfica, nas quais era necessária a obscuridade para se obter a imagem. Da mesma forma, os espaços obscuros criados pretendem até certa medida produzir imagens. O facto de que as pinturas serem bastante brilhantes e reflectoras, e de apenas existir uma fonte luminosa num espaço escuro e fechado fazem com que a imagem de quem observa se reflicta na pintura, alterando a dinâmica entre imagem e espectador, que nas imagens do sexo, é bastante complexa. Desta forma, e devido ao carácter das imagens, pode-se falar também numa relação psicológica com a imagem. O observador encontra-se sozinho e no escuro com uma imagem do sexo, relembrando as cabines denominadas de "peep show", que sempre foram abundantes no contexto das imagens do sexo.
Faltam agora fazer os testes de luz para ver se a iluminação funciona como pretendido e preparar-me para as apresentações.
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AuthorManuel Mendes develops paintings and drawings that reflect about the world of images, their apearence in the visual scenery and their consequent downfall. Is work also focus on visual representations and their implication on art scenery. Archives
June 2013
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